segunda-feira, 22 de junho de 2026

Com Moda Center no topo, Polo de Confecções prevê faturamento histórico no São João 2026

 

O maior centro atacadista de confecções da América Latina está pronto para um dos períodos mais lucrativos. Impulsionada pelo ciclo junino de 2026, a indústria têxtil de Pernambuco vive um momento de otimismo, tendo o Moda Center como o principal catalisador desse crescimento econômico.

De acordo com a edição especial de São João do ICETEC (Índice de Confiança do Empresário do Setor Têxtil e de Confecções), divulgada pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) em parceria com a Macro BI Consultoria, 77% dos empresários do setor afirmam que os resultados comerciais deste ano serão melhores ou muito melhores na comparação com o mesmo período de 2025.

O cenário positivo é impulsionado principalmente pela intensa movimentação de compradores no Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, maior centro atacadista de confecções e principal vitrine comercial da produção regional durante o período junino. Apenas 11,5% dos entrevistados preveem estabilidade e outros 11,5% estimam um cenário inferior. Os dados completos estão disponíveis no site oficial da instituição (www.ntcpe.org.br).


O Motor Econômico do São João

O fluxo massivo de compradores que desembarca nas dependências do Moda Center neste período reflete o peso estratégico das festas juninas para o faturamento do Agreste. Para quase 90% do arranjo produtivo local, o São João é um pilar de sustentação indispensável:

🟣 51,9% consideram o impacto de crescimento (entre 15% e 30%);

🟣 28,8% definem como alto (alta de 30% a 50%);

🟣 7,7% classificam o impacto financeiro como muito alto (crescimento acima de 50%).

Além disso, o levantamento do ICETEC revelou que o São João exerce um impacto muito mais amplo e profundo sobre a dinâmica econômica regional do que o Dia das Mães, gerando estoques mais robustos, maior mobilização industrial e uma circulação recorde de clientes nos corredores e boxes do Moda Center.


Produção a Todo Vapor e Geração de Emprego

Para dar conta da demanda que abastece feirantes e lojistas de todo o país no Moda Center, as indústrias anteciparam o ritmo operacional. No período da coleta de dados, 57,7% das fábricas já estavam com a produção junina ativa e 86,5% confirmaram um aumento real no volume de peças produzidas.

Essa engrenagem acelerada movimentou o mercado de trabalho local. Para absorver os pedidos:

🟣 15,4% das indústrias ampliaram o uso de facções externas;

🟣 13,5% estenderam as jornadas com horas extras;

🟣 9,6% recorreram a contratos temporários (onde 72,7% dessas vagas absorveram de 1 a 5 novos trabalhadores por empresa).


Desafios
Apesar do cenário de vendas aquecidas no Moda Center, o empresariado lida com pressões inflacionárias. Para garantir a sustentabilidade do negócio, 69,3% das empresas realizaram reajustes nos preços finais dos produtos.

Os principais gargalos apontados foram os custos com matéria-prima (40,4%), seguidos por logística (32,7%) e mão de obra (21,2%). Além disso, 53,8% relataram dificuldades no abastecimento de insumos. No longo prazo, a concorrência agressiva com produtos importados (46,2%) continua no topo das preocupações, seguida pela escassez de mão de obra em períodos de pico (19,2%).


Perfil do Consumidor e a Força da Loja Física

O raio-X do mercado mostra que o cliente que frequenta o Polo de Confecções está mais cauteloso: 80,8% dos produtores percebem uma maior sensibilidade aos preços.

Mesmo com o avanço digital, a presença física no Moda Center continua sendo a liderança absoluta de vendas. A eficiência no escoamento impressionou: 96,1% das empresas indicaram melhora ou grande melhora nos níveis de estoque.

"Os dados apresentados confirmam que o São João não é apenas uma manifestação cultural, mas sim um dos motores econômicos mais vitais para o Polo de Confecções de Pernambuco. O alto índice de confiança demonstra a maturidade e a agilidade comercial das nossas indústrias em responder com rapidez e eficiência ao mercado nacional", ressalta Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE.

Com 53,8% dos produtores declarando-se totalmente satisfeitos com o ciclo de 2026, Santa Cruz do Capibaribe consolida sua força e o Moda Center reafirma sua posição de liderança como a grande vitrine da moda do Nordeste.

Por Jandson Araújo - Analista de B.I do Moda Center


Estudantes do curso de Jornalismo do UniFavip Wyden são finalistas em duas categorias do ‘Prêmio Expocom Nordeste 2026’


O tradicional curso de Jornalismo do Centro Universitário UniFavip Wyden tem muito o que celebrar neste fim de semestre. É que estudantes da graduação são finalistas em duas categorias da Exposição em Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), popularmente conhecida como ‘Prêmio Expocom’. A  premiação será realizada entre os dias 8 e 10 de julho, em Caruaru, reunindo os melhores trabalhos de comunicação produzidos por estudantes de instituições de ensino superior de todo o Nordeste.

A primeira produção finalista chama-se ‘O Toré e a ancestralidade’ e concorre na categoria Produção em Fotojornalismo. Trata-se de uma sequência de registros fotográficos desenvolvida no Território Indígena (TI) Xukuru do Ororubá, em Pesqueira, de maneira interdisciplinar, envolvendo estudantes das disciplinas de Introdução à Fotografia e Fotojornalismo. O trabalho foi orientado pelo professor Diogenes Barbosa e produzido pelos estudantes Anna Carolynne Alves Ferreira, Luis Eduardo de Souza Silva, Viviane Cruz dos Santos, Adrya Gisly Gomes Vila Nova e Ana Beatriz Santos Maciel Neves.

“Vivenciar tudo isso foi libertador para minha mente e alma. Foi tudo novo, uma nova cultura, um novo modo de viver, novas descobertas. Fotografar esse momento foi colocar as memórias em papel, em vida. Ser finalista com esse projeto revive o momento, traz à tona novamente o pensamento de viver o mundo e se afogar em cultura”, observa a estudante Anna Carolynne, aluna-líder do trabalho.

Já ‘Aquilo que ainda carrego comigo’ disputa a categoria Charge/Caricatura/Ilustração. A produção aborda a história de pessoas que dedicam suas vidas ao cuidado de outras e foi desenvolvida de forma interdisciplinar por estudantes das disciplinas de Computação Gráfica e Editoração Eletrônica e Redação para Mídia Impressa. O projeto contou com a orientação dos professores Diogenes Barbosa e Ana Naiara Vicente e teve como autores os estudantes Luis Eduardo de Souza Silva, Ana Clara Vital Vila Nova, Álvaro Henrique Anselmo Lopes, Letícia Fernanda Florencio Bezerra e Danielle Santos Silva.

“O grupo do qual eu fazia parte estava produzindo um livro-reportagem que carregava uma carga emocional muito forte. Daí a necessidade de um projeto gráfico que acompanhasse esse estilo emotivo da obra. As ilustrações únicas, que serviam de capa para cada história, serviram perfeitamente como composição para tratar de cada tema e sentimento retratado”, observa o discente Luís Eduardo, aluno-líder do trabalho.

A classificação de dois projetos para a fase final da Expocom Nordeste reforça a tradição do curso de Jornalismo da UniFavip Wyden na formação prática dos estudantes e evidencia o incentivo à produção de conteúdos que unem técnica, criatividade e responsabilidade social. Os vencedores da etapa regional garantirão vaga na fase nacional da premiação, considerada a mais importante do país para trabalhos experimentais desenvolvidos por estudantes de Comunicação.

“A ideia da produção prática no Território Indígena Xukuru do Ororubá surgiu, inclusive, durante as atividades da disciplina Introdução à Fotografia. E serve como excelente exemplo de que mais que a prática, também estamos exercitando uma atuação profissional responsável, humana e atenta às demandas sociais”, destaca o professor Diogenes Barbosa.

RELEVÂNCIA

A Expocom é considerada a maior premiação estudantil brasileira da área de Comunicação. Nela são avaliados trabalhos práticos produzidos por estudantes das principais Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Os projetos vencedores das etapas regionais avançam para a fase nacional, ampliando a visibilidade das produções acadêmicas e das instituições que representam.

NR-1 entra em vigor e MTE determina prazo de 90 dias para fiscalização educativa

 O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) iniciou a fiscalização das empresas em relação à atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), em vigor desde o dia 26 de maio. Com isso, as organizações que não se adequarem poderão sofrer autuações e multas, que variam de acordo com a infração. Entre as novidades, a norma agora traz como exigência a atenção aos riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Assim, a NR-1 passou a exigir que as empresas identifiquem, avaliem e gerenciem fatores como estresse excessivo, assédio moral e sobrecarga de tarefas associados à atividade laboral.



O MTE estabeleceu o período de 90 dias para as fiscalizações terem um caráter predominantemente educativo. A pasta definiu a resolução chamada de “dupla medida”, em que os agentes devem, durante as visitas, priorizar inicialmente as orientações antes da aplicação de penalidades administrativas. O ministério ressaltou que a ação não suspende exigências da norma, mas que as empresas devem utilizar o prazo para adaptação e correção dos procedimentos.

A especialista em Gestão de Pessoas e RH, Ruth Almeida, explica que para atender às exigências da norma, as empresas devem inicialmente mapear os riscos e identificar os pontos de desgaste psicológicos, analisando pontos como o clima organizacional, prazos para entregas e comunicação. Com esse tópico aplicado, a empresa deverá realizar palestras, oficinas e ações que promovam o bem-estar e dinâmicas de acolhimento, e o mais importante será documentar essas movimentações, gerando evidências e anexando-as no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), comprovando conformidade com a norma.

“Antes, muitas organizações observavam apenas o adoecimento já instalado. Agora, o foco passa a ser a identificação dos fatores que podem provocar esse adoecimento. Ou seja, a pergunta deixa de ser ‘quem está adoecendo?’ e passa a ser ‘o que existe na nossa organização que pode estar contribuindo para isso?’”, reflete Almeida.

Uma atitude importante para o mapeamento é a escuta ativa, além de alinhamentos individuais com cada colaborador. Deverão ser criados canais onde as equipes possam relatar esgotamento, pressões abusivas e conflitos sem a preocupação da possibilidade de colocar sua carreira em risco. Entre os pontos de atenção para as empresas, é importante que elas possam ainda revisar a ocorrência de horas extras habituais, a ausência de pausas regulamentares e a cultura da “disponibilidade constante” do colaborador via aplicativos de mensagem fora do expediente.

A especialista destaca que, mais do que as multas, o maior risco para as empresas está nos custos decorrentes de afastamentos, alta rotatividade, queda de produtividade, presenteísmo, conflitos internos e perda de talentos. Em muitos casos, esses impactos superam qualquer penalidade administrativa. Por isso, a adequação à NR-1 deve ser encarada como uma estratégia de gestão e sustentabilidade, e não apenas como uma exigência legal.

“A organização é um ponto muito importante para que as empresas saibam o caminho para criar um ambiente organizacional saudável, e um ponto muito necessário são os líderes. É preciso que eles estejam preparados para lidar com colaboradores e os riscos psicossociais envolvidos, e, a partir disso, criar uma gestão equilibrada e com inteligência emocional”, explica Almeida.

--

APROXIMADAMENTE MIL IDOSOS MARCARAM PRESENÇA NA EDIÇÃO 2026 DO “SÃO JOÃO DA BOA IDADE” EM SERRA NEGRA


Forró autêntico, clima aconchegante, paisagens encantadoras, chuva, frio e névoa marcaram mais uma edição do tradicional “São João da Boa Idade” em Serra Negra, no município de Bezerros, no Agreste pernambucano. Com a presença de aproximadamente mil idosos e amantes da cultura junina, a festa contou com apresentações culturais do Trio Chinelo de Palha e do cantor bezerrense Luizinho Moreno. Além da presença da prefeita Lucielle Laurentino, da vice-prefeita Socôrro Silva, secretários municipais e caravanas de várias cidades do Estado. 


“Que festa tão linda e que alegria imensa poder proporcionar um encontro que une tradição, arte, cultura, história e a riqueza do nosso São João, especialmente da Boa Idade. Celebrar o legado do forró autêntico no nosso pedacinho de céu, que é Serra Negra, certamente nos deixa com o coração aquecido para vivenciar cada instante com música, reencontros e valorização de todos que carregam tantas histórias bonitas e fazem, junto conosco, o São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo. Bezerros agradece por vocês fazerem tudo ficar ainda mais bonito”
, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.




Promovido pela Secretaria de Cidadania, em parceria com outras secretarias municipais, o São João da Boa Idade 2026 reuniu participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Pessoas com Deficiência e Centro de Convivência de Idosos (CCI) dos municípios de Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Riacho das Almas, Caruaru, Sairé, Ribeirão, Camutanga e Tamandaré. Além dos integrantes do Programa Viver Bem de Bezerros, que é conduzido pela Secretaria de Esportes e Bem-Estar. 


Todos os presentes no alto da serra, aproveitaram cada momento com direito a comidas, bebidas e roupas típicas do São João do nosso interior nordestino. A festa foi realizada no Pólo Cultural da Serra Negra, na área do pavilhão principal do São João 2026. Alegria, disposição, dança e forró no pé não faltaram. O Pólo Cultural da Serra Negra ficou repleto de sorrisos, cenário tipicamente colorido com as bandeirinhas juninas, comidas regionais, quadrilha, trio pé-de-serra, roupas personalizadas e, claro, o clima aconchegante do São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo.


O forró autêntico ficou por conta do Trio Chinelo de Palha e o cantor bezerrense Luizinho Moreno, que garantiram a animação do público num encontro pra lá de especial. Teve ainda apresentação de quadrilhas juninas e grupos culturais de algumas das cidades, brindes para o representante de cada município, e claro aquele gostinho de quero mais, visto que o próprio slogan do São João na Serra Negra diz tudo: DAQUI DO ALTO, TUDO É MAIS BONITO.


TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu - GECOM/PMB.

FOTOS: Joelma Silva / Thiago Fagner - GECOM/PMB.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Estudantes do UniFavip Wyden vão representar Caruaru em um dos maiores eventos de empreendedorismo universitário do Brasil


As instituições da Wyden – UniFacid, UniFavip e UniRuy – foram selecionadas para representar o grupo no ENEB Brasil 2026, um dos principais encontros nacionais voltados ao empreendedorismo universitário e ao desenvolvimento de projetos de impacto social. O evento será realizado em julho de 2026, no Mato Grosso do Sul, reunindo estudantes, docentes e lideranças acadêmicas de diferentes regiões do país para apresentar iniciativas inovadoras alinhadas aos desafios sociais, ambientais e econômicos contemporâneos.

Promovido pela Enactus Brasil, o ENEB é reconhecido por estimular o protagonismo estudantil por meio de projetos que unem inovação, sustentabilidade, impacto social e empreendedorismo. A participação das instituições da Wyden reforça o compromisso do grupo com uma formação acadêmica conectada às demandas da sociedade e ao desenvolvimento de soluções que transformam realidades locais.

No UniFavip, o projeto “Voz do Olhar”, desenvolvido pelos estudantes Gabriela Borba, Cauã Vinicius, Mayron Freire, Emanuelly Clarissa, Deyvid Sousa, Nadson Silva, Vitória Silva e Laísa Albuquerque – orientados pelo professor Anderson Bispo –, que levarão o nome de Caruaru para o evento nacional, aposta na tecnologia assistiva como ferramenta de inclusão social. A iniciativa desenvolveu uma solução tecnológica voltada à ampliação da comunicação de pessoas com autismo não verbal, promovendo mais autonomia, interação social e qualidade de vida. O software já foi implementado em parceria com a APAE e também conquistou espaço no Hackathon pela Saúde, evidenciando o potencial da inovação aplicada à acessibilidade e ao cuidado.

“Estar no ENEB Brasil representa muito mais do que participar de uma competição universitária. É a oportunidade de mostrar como a educação transforma realidades por meio de projetos construídos com propósito, inovação e impacto social. Ver UniFacid, UniFavip e UniRuy representando a Wyden em um evento nacional reforça o potencial dos nossos estudantes e docentes em desenvolver soluções conectadas às necessidades de cada território”, destaca Thais Lacerda, diretora da Wyden.

São João da Moda 2026 anuncia mudança na grade desta sexta-feira (19)

Começando o segundo final de semana de festa, o São João da Moda 2026 retorna nesta sexta-feira, dia 19 de junho, no Parque Wellington Monteiro. Antes da festa iniciar, o evento contará com uma pequena mudança na sua grade oficial, com Leidinha Santos dando lugar para o cantor Juciê no Palco da Moda.

A artista da terra se apresentará no São João da Moda no dia 26 de junho, junto de Thiaguinho, Calcinha Preta, Rey Vaqueiro e Mandacaru Capibaribe. 

Já nesta sexta, a festa começa a partir das 17h, com Lipe Lucena, seguido de Wesley Safadão e a transmissão do segundo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Após o jogo, a festa continua com a dupla Matheus e Kauan, e Juciê encerra a noite com chave de ouro.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Caruaru recebe comitiva internacional para conhecer experiência exitosa de inclusão sanitária na agricultura familiar


Referência nacional no fortalecimento da agricultura familiar, Caruaru recebeu, nesta semana, uma comitiva formada por representantes de instituições nacionais e internacionais para conhecer experiências exitosas do município na área de inclusão sanitária. A agenda foi coordenada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e contou com a participação de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Istituto Zooprofilattico Sperimentale delle Venezie (IZSVe), da Itália.


A programação incluiu visitas a agroindústrias familiares certificadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), onde a comitiva conheceu ações de adequação sanitária, inclusão produtiva e fortalecimento da produção rural. Durante os encontros, também foram apresentados os avanços de Caruaru na estruturação de políticas públicas para o setor e discutidas possibilidades de futuras cooperações técnicas.


“Esse intercâmbio valoriza o trabalho desenvolvido no município e fortalece nossas ações voltadas à inclusão produtiva, à regularização sanitária e à geração de oportunidades para os produtores rurais”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Caruaru recebe 15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos


Nos dias
19 e 25, Caruaru recebe a 15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos por meio do Cineclube Cururu, na Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho e no povoado de Riacho Doce. A mostra tem entrada franca, classificação livre e é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e do Ministério da Cultura (MINC).

A exibição em Caruaru, faz parte de uma rede nacional de difusão (1.150 pontos de exibição e cineclubes espalhados por mais de 660 municípios de todo o Brasil), levando o cinema comprometido com os direitos humanos aos mais diversos espaços e públicos. São cineclubes, pontos de cultura, bibliotecas públicas e comunitárias, CEUs da cultura, centros culturais, movimentos sociais, associações, museus, unidades socioeducativas, salas verdes, universidades e escolas — uma rede plural que promove o acesso ao cinema e o direito à cultura.

O Cineclube Cururu,com direção de Paulo Conceição e Túlio Beat, surgiu em 2019 junto com o FestCine Itaúna (festival internacional de cinema) é um coletivo de audiovisual sediado em Riacho Doce que desenvolve exibições de filmes, debates e ações formativas para crianças e adolescentes de comunidades rurais e periféricas de Caruaru.

Na equipe de produção da 15ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Cineclube Cururu estão: Paulo Conceição (realização), Túlio Beat (Coord. Produção e Comunicação), e na equipe de produção Camila Haydee, Renere Barbosa, Isa Feitosa, Leonardo Hick, Deusdete Maria, Poliana Jéssica e Cândido Rafael.

Confira a programação:

Dia 19/06 (sexta) - ETE Nelson Barbalho - 15h
Kutala (Dir. Fábio Martins e Quilombo Manzo) - 5min
Cerrado, Coração das Águas: Conexão Caatinga (Dir. Fellipe Abreu e Luis Felipe Silva) - 16min46seg
As Lavadeiras do Rio Acaraú transformam a embarcação em nave de condução (Dir. Kulumym-Açu) - 12min
Eu sou Raiz (Dir. Cíntia Lima e Lílian de Alcântara) - 7min
Filme convidado: Menina Semente (Dir. Túlio Beat) - 10 min

Dia 25/06 (quinta) - Povoado de Riacho Doce - 10h - Sessão Infantil
Ga vī: a voz do barro (Dir. Coletiva) -  10min 46 seg
Òsányìn: O segredo das folhas (Dir.Pâmela Peregrino) - 22 min
No início do Mundo (Dir. Camila Osório) - 7 min 46 seg
Amazônia sem garimpo (Dir.Tiago Carvalho e Julia Bernstein) - 6 min 34 seg

 Entrada franca e classificação livre.
--

Campanha educativa contra fogos com estampido é realizada em Santa Cruz do Capibaribe


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Turismo e Agricultura de Santa Cruz do Capibaribe realizou, nesta terça-feira (16), uma ação educativa para conscientizar sobre a soltura de fogos com estampido no município.

Santa Cruz do Capibaribe conta, desde 2021, com uma lei que proíbe a comercialização e o manuseio desse tipo de fogos de artifício. No entanto, a proximidade com cidades vizinhas sem legislação semelhante facilita a entrada do produto no município, gerando transtornos à população.

Os fogos de estampido afetam crianças de colo, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e idosos, além de animais de diferentes portes.





A comerciante Mauriceia Pereira da Silva vende fogos há cerca de 30 anos e conta que já adaptou seu estoque para atender à legislação. "Antigamente não havia fiscalização e havia muita procura, então nós acabávamos vendendo, mas hoje, diante das leis e das pessoas que se sentem incomodadas, evitamos vender fogos com ruído alto. Nossa venda é apenas de fogos com pouco ruído, pouca fumaça e os que podem ser usados até por crianças, com acompanhamento de adultos", afirmou.



A campanha de fiscalização segue até o final do mês. A Secretaria disponibilizou o telefone (81) 92001-1908 para denúncias sobre a venda de fogos proibidos.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Governo de Pernambuco abre seleção com 500 bolsas do PROUNI-PE para estudantes do ensino superior


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), abriu as inscrições para o processo seletivo do Programa Pernambuco na Universidade (PROUNI-PE), que ofertará 500 novas bolsas de estudo para estudantes do ensino superior no segundo semestre de 2026. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas entre os dias 16 de junho e 7 de julho, por meio da plataforma
prouni.secti.pe.gov.br.  

O programa concede bolsas mensais de R$ 500, pagas diretamente aos estudantes selecionados, com o objetivo de ampliar o acesso e a permanência no ensino superior em Pernambuco. Nesta edição, serão disponibilizadas 350 bolsas para cursos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) e 150 bolsas para estudantes dos demais cursos de graduação.  

Além disso, 20% das vagas serão reservadas para públicos prioritários definidos em lei, incluindo professores da educação básica em exercício da docência, pessoas com deficiência, mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou vítimas de violência doméstica, trabalhadores rurais em regime de economia familiar e integrantes de povos indígenas ou comunidades quilombolas.  

Podem participar estudantes matriculados em uma das instituições de ensino superior participantes do programa, que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2009 e 2025, estejam cursando entre o primeiro e o penúltimo período da graduação e atendam aos critérios de renda estabelecidos no edital.  

A seleção será realizada com base na média das notas obtidas no Enem, observando critérios específicos para cada área de formação. O resultado preliminar da primeira etapa será divulgado em 10 de julho, e a classificação final está prevista para 31 de julho.  

Atualmente, o PROUNI-PE contempla estudantes matriculados em 23 instituições de ensino superior distribuídas em diversas regiões do estado, fortalecendo a política pública de inclusão educacional e ampliando oportunidades para a formação acadêmica de pernambucanos.  

Serviço
Programa Pernambuco na Universidade (PROUNI-PE) – Seleção 2026.2
Inscrições: 16 de junho a 7 de julho de 2026
Onde se inscrever: prouni.secti.pe.gov.br
Número de bolsas: 500
Valor da bolsa: R$ 500 mensais
Resultado preliminar: 10 de julho de 2026
Resultado final: 14 de agosto de 2026

Foto: comunicação UPE / Valentina Guimarães

Simpósio debate trabalho infantil e desafios da proteção digital em Santa Cruz do Capibaribe


O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA) realizou, na manhã da última quinta-feira (11), em Santa Cruz do Capibaribe, o 2º Simpósio de Proteção Integral de Crianças e Adolescentes. O encontro teve como tema o fluxo da rede de proteção no enfrentamento ao trabalho infantil e suas novas formas de manifestação no ambiente digital.

O evento reuniu técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Mulher, educadores e integrantes do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), promovendo um espaço de diálogo e fortalecimento das ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A palestra foi conduzida pela psicóloga Patrícia Oliveira, técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), na Gerência Estadual de Proteção Social Especial de Média Complexidade de Pernambuco. Com base em dados e experiências práticas, ela apresentou o funcionamento da rede intersetorial de proteção, além dos mecanismos de identificação, encaminhamento e acompanhamento dos casos.



Um dos principais pontos abordados foi a relação entre o trabalho infantil e outras formas de violação de direitos. “Uma violência puxa a outra. As crianças que acabam trabalhando estão expostas a outras violências”, destacou Patrícia Oliveira, ressaltando a complexidade das situações vivenciadas por crianças e adolescentes em contextos de vulnerabilidade.

Os dados apresentados durante o simpósio reforçam a dimensão do desafio. Em 2023, Pernambuco registrou mais de 68 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. No Nordeste, o número ultrapassa 547 mil casos, tornando a região com a maior concentração dessa realidade no país.

No estado, entre as principais atividades que envolvem essa exploração estão a produção têxtil, a agricultura, a pesca, os serviços em geral e o polo gesseiro.

O encontro também trouxe para o debate o crescimento do trabalho infantil digital, uma modalidade que apresenta novos desafios para a proteção de crianças e adolescentes no ambiente on-line. A discussão abordou os riscos relacionados à exposição excessiva, exploração econômica e outras violações de direitos, incluindo situações envolvendo crianças e adolescentes que atuam como influenciadores digitais.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Victor Arruda é vice-campeão do Festival Brasil Ride 2026 de Mountain Bike

 

O ciclista Victor Arruda conquistou um importante resultado no Festival Brasil Ride 2026, uma das principais provas de mountain bike realizadas no país e a maior ultramaratona da modalidade nas Américas.

Realizada na cidade paulista de Botucatu-SP, o evento contou com três dias intensos de prova que totalizaram 181 quilômetros de percurso, divididos em três etapas: 1º dia – 13 km, 2º dia – 101 km e 3º dia – 65 km.

Victor, que competiu na categoria Elite, conquistou o segundo lugar geral e também o segundo lugar na sua categoria. O atleta, que conta com apoio do Moda Center na disputa de competições, destacou a dificuldade da prova e agradeceu aos seus apoiadores.

“O percurso contou com muitas subidas, trilhas desafiadoras e descidas técnicas, exigindo o máximo dos atletas em todos os momentos. Sem dúvida, uma prova de altíssimo nível. Fico muito feliz por ter conquistado um lugar no pódio em meio a grandes nomes do esporte. Vou para casa com a sensação de dever cumprido, sabendo que entreguei tudo o que tinha em cada quilômetro, sem economizar esforços. Minha gratidão a Deus, à minha família, aos patrocinadores e a todos que torceram e enviaram mensagens de apoio. Vocês fazem parte dessa conquista", destacou.



Primeiro final de semana do São João da Moda 2026 tem muito forró, sertanejo e brega

Neste segundo dia de São João da Moda 2026, o Parque Wellington Monteiro recebeu muitos forrozeiros que mostraram que a festa é, sem dúvidas, o São João mais charmoso do Brasil. Com um público muito animado, a festa não parou no Palco Principal e no Palco Forró da Ema.

A festa começou com Noara Marques, que esteve pela primeira vez no São João da Moda e trouxe um repertório de peso com muitos sucessos para delírio do público.





Em seguida, foi a vez da banda Garota Safada fazer a Arena da Moda viajar no tempo com grandes músicas das antigas, além de novos sucessos da banda que marcou gerações.


Entrando na madrugada, o São João mais charmoso do Brasil recebeu Eric Land com um piseiro pra ninguém botar defeito, repleto de sucessos e músicas que não saem das playlists dos forrozeiros e festeiros.

Encerrando a noite com chave de ouro, Natanzinho Lima mostrou que "Uma Liga é uma Liga" para a Capital da Moda, com uma apresentação que levou todos ao delírio e consolidou o primeiro fim de semana do São João da Moda como mais um grande sucesso.



Forró da Ema

Além do Palco Principal, o Forró da Ema contou com muito pé de serra e muitos sucessos de outrora com Forró na Fama, Marcela Telly, Banda Dimetrose e Bidinga do Acordeon.

O São João da Moda retorna na sexta-feira, dia 19 de junho, com mais uma grande apresentação de Wesley Safadão na Capital da Moda, junto dos shows de Matheus e Kauan, Lipe Lucena e Leidinha Santos. No domingo (21), é a vez das Drilhas tomarem conta das ruas mais uma vez, com Xandy Avião e Elifas Jr "No Mei da Rua", prometendo uma festança sem igual.

Renovação automática da CNH reforça importância do bom comportamento no trânsito


A sanção da lei que torna permanente a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores trouxe novamente à pauta a relação entre tecnologia, desburocratização e responsabilidade no trânsito. A medida, que já estava em funcionamento desde janeiro, beneficia motoristas com bom histórico de condução e faz parte do processo de modernização dos serviços públicos ligados à habilitação. 

Para ter acesso à renovação automática, o condutor precisa estar inscrito no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e não ter cometido infrações que gerem pontuação nos 12 meses anteriores ao vencimento da CNH. A regra busca reconhecer motoristas que mantêm conduta regular e contribuem para um trânsito mais seguro. 

Segundo Fernando Pereira, professor de Engenharia Civil da Wyden, a iniciativa deve ser vista não apenas como uma facilidade administrativa, mas também como um incentivo à cultura de responsabilidade. 

“A renovação automática representa uma mudança importante na forma como o poder público se relaciona com o cidadão. Ela reduz etapas burocráticas, facilita a vida do motorista e, ao mesmo tempo, valoriza quem mantém um comportamento adequado no trânsito. É uma medida que conecta tecnologia, eficiência e responsabilidade”, afirma. 

Apesar da simplificação, o professor destaca que o motorista continua responsável por manter atualizadas informações que possam interferir na condução. Mudanças na visão, necessidade de uso de óculos de grau, alterações de saúde ou qualquer condição que impacte a capacidade de dirigir devem ser comunicadas aos órgãos competentes. 

“Ter a CNH renovada de forma automática não significa que o condutor pode deixar de acompanhar suas próprias condições para dirigir. A habilitação é um documento, mas a segurança no trânsito depende de atitudes diárias. Se houver qualquer mudança que afete a condução, o motorista deve buscar orientação e regularizar a situação”, explica Fernando. 

O professor também lembra que a atenção deve ser ainda maior com o passar dos anos, já que fatores como visão, reflexos e percepção de risco podem mudar ao longo da vida. Para condutores das categorias C, D e E, permanecem exigências específicas previstas na legislação, como o exame toxicológico, quando aplicável. 

“O trânsito é um sistema coletivo. Quando uma pessoa dirige, ela compartilha o espaço com pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e outros motoristas. Por isso, qualquer avanço tecnológico precisa caminhar junto com consciência, educação e responsabilidade individual”, ressalta. 

Para Fernando Pereira, a renovação automática pode contribuir para tornar os serviços mais ágeis, mas não substitui a necessidade de fiscalização, educação para o trânsito e cuidado permanente dos condutores. 

“Modernizar processos é fundamental, mas a segurança viária continua dependendo da combinação entre boas vias, veículos em condições adequadas e motoristas conscientes. O bom condutor não é apenas aquele que evita multas, mas aquele que entende seu papel na proteção da vida”, conclui.

domingo, 14 de junho de 2026

São João da Moda inicia com quatro grandes shows e transmissão do jogo do Brasil


Começou da melhor maneira possível mais uma edição do São João da Moda, marcado pelos sucessos de Forrozão Tá nas Bases, Wallas Arrais, Simone Mendes e Ávine Vinny.

A primeira apresentação da noite foi da banda local Forrozão Tá nas Bases, que na voz marcante de Geraldo Axé, trouxe sucessos que embalaram o público na expectativa pela transmissão do jogo Brasil 1 x 1 Marrocos, pela Copa do Mundo, que o público pôde assistir da Arena da Moda e vibrar com as jogadas da nossa Seleção.

Após o jogo, foi a vez de Wallas Arrais subir ao palco, levando animação aos milhares de forrozeiros que aproveitaram a primeira noite do São João mais charmoso do Brasil.


Logo em seguida foi o momento da principal atração da primeira noite, Simone Mendes, que fez um show emocionante, percorrendo vários momentos da carreira e misturando ritmos, fazendo com que o público cantasse do começo ao fim.

Para encerrar a primeira noite, Ávine Vinny cantou sucessos que estão no topo das principais listas do Brasil em todas as plataformas e rádios.

O São João da Moda segue neste domingo com shows de Noara Marques, Garota Safada, Eric Land e Natanzinho Lima. A abertura dos portões na Arena da Moda acontece a partir das 18h.




Fotos: Jefferson Lulu e Heitor Cumarú/Secom

Com Moda Center no topo, Polo de Confecções prevê faturamento histórico no São João 2026

  O maior centro atacadista de confecções da América Latina está pronto para um dos períodos mais lucrativos. Impulsionada pelo ciclo junino...