A
o longo da vida escolar, existe uma pergunta unânime que permeia a jornada do(a) aluno(a): qual profissão escolher? Para alguns, seja pela influência da família ou não, essa pergunta já tem resposta, mas ainda existem questionamentos sobre o cotidiano da carreira almejada. Para outros, a dúvida continua e, com a proximidade da conclusão do Ensino Médio, ela pode se acentuar. Em Caruaru, o Encontro de Profissões, que será realizado pelo Colégio GGE, no dia 22 de maio, das 14h às 17h, irá auxiliar estudantes da escola e de outras instituições a fazerem suas escolhas de maneira mais consciente e assertiva. A psicóloga escolar Luciana Rios explica que a decisão pela carreira tem uma relação direta com o processo de autodescoberta e que a escola exerce papel fundamental como acesso do jovem às informações mais relevantes. Por isso, o GGE trará profissionais diversos. ''Na área de humanas, teremos: Administração, Direito, Marketing, Arquitetura, Educação Física, e Psicologia. Na área de saúde, teremos: Medicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Farmácia e Nutrição. Já na área de exatas, teremos: Engenharia, Contabilidade e Tecnologia da Informação. E, por fim, teremos as polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar''.
O evento é uma oportunidade para os alunos explorarem suas futuras carreiras e se conectarem diretamente com quem vivencia o dia a dia das profissões, tirando dúvidas sobre a atuação e o mercado de trabalho da área de interesse em um bate-papo descontraído. ''Esse contato direto permite que os estudantes obtenham insights valiosos sobre a prática diária e as perspectivas de crescimento em diversas profissões. Além disso, ex-alunos que foram aprovados em diferentes áreas estarão presentes para compartilhar suas experiências e estratégias de estudo'', ressalta a psicóloga do GGE.
O Encontro de Profissões possibilita aos alunos um momento específico para esclarecerem suas dúvidas, obterem conselhos práticos e explorarem as diversas possibilidades de carreira e estudo disponíveis, em um ambiente colaborativo e informativo. ''É uma decisão importante feita durante a adolescência, um período de autodescoberta e incertezas. Por isso, diversas dificuldades podem surgir ao longo desse processo'', disse Luciana Rios. A especialista destaca que a falta de autoconhecimento, a expectativa de terceiros e o medo das mudanças do mercado de trabalho podem levar o aluno a tomar uma decisão equivocada.
''Muitos ainda não possuem uma compreensão clara de seus próprios interesses, habilidades e valores. Isso torna a escolha de uma carreira alinhada com suas características pessoais mais desafiadora. Além disso, a influência dos pais e amigos pode ser significativa, levando os estudantes a sentirem-se pressionados a seguir uma profissão específica para atender às expectativas dos outros, ao invés de escolher algo que realmente os motive. Outro fator importante que pode dificultar a escolha profissional é a incerteza sobre o futuro, já que o mercado de trabalho está em constante mudança e profissões em alta hoje podem não estar nos próximos anos. Lidar com esses desafios exige uma colaboração entre escolas, famílias e programas de orientação profissional, como o Encontro de Profissões'', finalizou.
Confira o cronograma completo do Encontro de Profissões do GGE:
- 18 de maio: GGE Boa Viagem, em Recife, das 8h30 às 12h
- 21 de maio: GGE João Pessoa, das 14h às 17h
- 22 de maio: GGE Caruaru, das 14h às 17h
- 25 de maio: GGE Petrolina, das 9h às 12h
Para participar, os interessados devem se cadastrar pelo link: https://pages.gge.com.br/encontro-de-profissoes-2024.