A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia (SECTI), participa do City Data Alliance (CDA) Lead Convening 2025, promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Johns Hopkins University, que acontece até a próxima quinta-feira (23 de outubro), em Baltimore, nos Estados Unidos. O encontro reúne líderes de cidades das Américas que estão transformando a gestão pública a partir do uso estratégico de dados e inteligência artificial.
Liderada pelo Bloomberg Center for Government Excellence (GovEx), a City Data Alliance oferece formação executiva e mentoria para apoiar municípios no uso de dados e IA na solução de desafios urbanos — desde a ampliação do acesso à saúde até o redesenho de serviços e políticas de sustentabilidade. Reconhecida como uma cidade destaque pelo programa, o Recife foi convidado a compartilhar sua trajetória e os avanços conquistados, especialmente na ampliação do uso de inteligência artificial e na consolidação de uma cultura de inovação orientada por evidências.
O secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, participa do painel “Scaling What Works” (Ampliando o que Funciona), ao lado de representantes de Tempe (EUA) e Ottawa (Canadá). A sessão discutirá estratégias para escalar iniciativas de dados e IA com impacto mensurável na vida das pessoas. A gestão municipal também marca presença na Civic Analytics Network (CAN) — rede que reúne Chief Data Officers (CDOs) de cidades norte-americanas. Já o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Negócios do Recife, Rafael Toscano, proferiu a palestra “Dos Dados à IA: Construindo uma Mentalidade Transformer”, destacando a adoção dos Princípios Transformers, metodologia que tem orientado a transformação cultural e tecnológica da prefeitura.
A participação recifense ainda inclui oficinas e sessões colaborativas sobre inovação, prototipagem com moradores e governança de dados. O evento promove trocas entre cidades como Medellín (Colômbia), Porto Alegre (Brasil) e Luján de Cuyo (Argentina), fortalecendo parcerias e o aprendizado coletivo sobre o uso ético e responsável da inteligência artificial em políticas públicas.
“O trabalho que estamos desenvolvendo se baseia na nossa participação marcante na Bloomberg Philanthropies City Data Alliance — que trouxe ao Recife uma expertise de nível mundial para avançarmos de forma significativa em nossa estratégia de dados a serviço da melhoria da vida das pessoas. Essa iniciativa está impulsionando o uso de inteligência artificial para simplificar a forma como os cidadãos interagem com os serviços da cidade e como preparamos os servidores públicos da linha de frente com as ferramentas necessárias para cuidar da população”, destaca Rafael Cunha.
A presença do Recife no City Data Alliance reforça o protagonismo da cidade como referência nacional e internacional em governo digital e uso ético de dados, consolidando sua posição entre os ecossistemas urbanos mais inovadores das Américas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário