Mostra do coletivo Ciano, Cidade apresenta imagens e ações educativas sobre a indústria têxtil no Agreste pernambucano
A exposição fotográfica itinerante “Caminhos Tecidos” chega a Toritama nesta sexta-feira, 28 de novembro, no Espaço Central, com vernissage a partir das 15h, no Espaço Central. A abertura inclui uma Mostra de Filmes sobre o universo têxtil do Agreste Pernambucano, com presença de realizadores, aberto ao público em geral.
Produzida pelo coletivo Ciano, Cidade (@cianocidade), a exposição reúne imagens e atividades educativas que refletem sobre o impacto da indústria têxtil no Polo de Confecções do Agreste. O projeto circula por Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, oferecendo fotografias, oficinas, visitas mediadas e debates sobre questões trabalhistas, ambientais e culturais da região.
Na vernissage, serão exibidos os curtas-metragens “Facção” de Henrique Araújo, “Iluminação Especial 7.0" de Mayara Bezerra e "Filhos ausentes” de Virgínia Guimarães e Jansen Barros. Após a exibição, terá um debate dos realizadores dos filmes e da equipe do projeto.
A mostra apresenta fotografias em fine art, imagens em cianotipia, intervenções colaborativas e recursos de acessibilidade, como audiodescrição e Libras. Toda a programação é gratuita e inclui oficinas, exibições de filmes e ações formativas abertas ao público. A temática retrata as transformações sociais e econômicas impulsionadas pelo setor têxtil, marcado pelas facções, fabricos e pelo ritmo acelerado de produção que molda o cotidiano e a identidade local.
O projeto foi pensado e construído por Dênis Torres, Gabriella Ambrósio, Palloma Mendes, Williams Pereira e Ythalla Maraysa, do coletivo Ciano, Cidade, em atuação no Agreste de Pernambuco desde 2021. A equipe conta ainda com mediação cultural de Adelmo Teotônio e Vinicius Tavares, acessibilidade de Jéssica Santos e Michell Platini, e comunicação de Rodolfo e Raquel Santana.
A circulação da exposição “Caminhos Tecidos” conta com apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco, via Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura, Governo Federal e Governo de Pernambuco.

Nenhum comentário:
Postar um comentário