Enquete

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe encerra ciclo de Audiências Públicas sobre o Orçamento de 2026


O projeto de lei estima a Receita Municipal para o exercício financeiro de 2026 no montante de R$ 552 milhões
.

A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe concluiu, nesta quarta-feira (26), a série de Audiências Públicas destinadas à discussão do Projeto de Lei do Executivo nº 34/2025, que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

Ao longo das últimas três semanas, representantes das secretarias municipais apresentaram suas propostas de aplicação dos recursos públicos, contemplando investimentos em serviços, aquisição de equipamentos e materiais, além da execução de obras e construção de novos espaços.

A abertura das discussões ocorreu no dia 10, com foco na Secretaria de Educação. Durante o encontro, o presidente da Câmara, Augusto Maia (MDB), ressaltou a importância da participação coletiva na construção do orçamento.



“É inspirador acompanhar momentos como este, em que agentes públicos e a sociedade civil se unem para discutir propostas, apresentar ideias e construir uma cidade mais igualitária”, destacou o presidente.

Na segunda audiência, realizada no dia 19, participaram as secretarias de Saúde; Defesa Social; e Desenvolvimento Social e da Mulher. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Gilson Julião (MDB), enfatizou a necessidade de ampliar o calendário de debates, diante do aumento da participação popular.


“É muito bom ver este plenário cheio, com a população contribuindo e trazendo sugestões importantes. O tempo tem sido insuficiente para acolher tantas ideias. No próximo ano, precisamos ampliar os dias de discussão”
, afirmou Julião.

O terceiro e último encontro reuniu, nesta quarta-feira (26), representantes de diversos setores da administração municipal, incluindo o Santa Cruz Prev; as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Turismo e Agricultura; Planejamento e Gestão de Pessoas; Desenvolvimento Urbano; Mobilidade Urbana; Infraestrutura e Meio Ambiente; Receita Municipal; Esportes, Juventude e Lazer; Gabinete do Prefeito; Controladoria Geral e Procuradoria Geral.


O vice-prefeito Flávio Pontes (Republicanos) reforçou o compromisso da gestão com o planejamento e o diálogo institucional.

“Estamos pensando e planejando o município em todos os aspectos. Alguns setores avançam mais rapidamente, outros exigem mais tempo, pois a gestão pública tem seus processos. Nosso compromisso é fazer sempre o melhor pela cidade e pela população, especialmente a mais necessitada. Reitero ainda o nosso respeito a esta Casa e o cumprimento do orçamento aqui discutido”, declarou.



Após análise pelas Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento, o projeto segue agora para votação em plenário. Os vereadores poderão apresentar emendas ou aprová-lo integralmente na primeira semana de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exposição itinerante “Caminhos Tecidos” chega a Toritama nesta sexta-feira com programação gratuita

Mostra do coletivo Ciano, Cidade apresenta imagens e ações educativas sobre a indústria têxtil no Agreste pernambucano   A exposição fotogr...