O encontro ocorreu no auditório da Escola Técnica Estadual Maria José de Vasconcelos (ETE Bezerros), com a presença de autoridades, convidados especiais, estudantes, especialistas em meio ambiente e sustentabilidade, profissionais da educação e servidores públicos municipais. Na ocasião, foram discutidos os ODS 11 a 15 e o trabalho realizado pela ONU no Brasil e no mundo. Nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram abordados os seguintes pontos estratégicos de discussão climática e ambiental:
Mudança global do clima, apoio financeiro e tecnológico para países em desenvolvimento, a história e trajetória da ONU com foco nos ODS, cidades e comunidades sustentáveis, inclusivas, seguras e resilientes, ecossistemas terrestres, combate à desertificação, perda de biodiversidade, espécies ameaçadas, uso de recursos hídricos, produção e consumo, eficiência energética, projeto salas-verdes qualidade de vida, impactos ambientais das indústrias e a importância da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca.
Estudantes da ETE expuseram algumas iniciativas empreendedoras nos stands montados na área externa do auditório. A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável também expôs o Projeto Arboriza Bezerros, iniciativa que tem como objetivo incentivar o plantio de árvores na área urbana (mais de 25 mil mudas), promovendo uma cidade mais limpa, verde e sustentável. A iniciativa inclui a distribuição de mudas e reforça sobre a importância da participação popular nos mutirões comunitários de conscientização e preservação ambiental e o recolhimento de lixo orgânico, reciclável e eletrônico.
Estiveram presentes representantes do gabinete oficial, secretários municipais, vereadores, estudantes, professores, gestores, especialistas ambientais, convidados especiais, servidores públicos municipais, entre outros. O encontro foi coordenado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Inovação. Vale destacar que o papel dos municípios é reforçar a atuação das Nações Unidas como promotora da paz, prosperidade e direitos humanos.
TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu - GECOM/PMB.
FOTOS: Thiago Fagner - GECOM/PMB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário